Nosso bem mais valioso é a sua marca.
Estamos há mais de 22 anos com você!

Arroz Beneficiado Parboilizado

                                                     

Arroz Parboilizado- o produto que , ao ser beneficiado, os grãos apresentam uma coloração amarelada, em decorrência do tratamento hidrotérmico.

Parboilização- processo hidrotérmico no qual o arroz em casca é imerso em água potável, a uma temperatura acima de 58ºc.( cinqüenta e oito graus centígrados) seguido de gelatinização parcial ou total do amido e secagem.

 

Impureza- detrito do próprio produto como a casca e pedaço de talo, entre outros. 

 Matérias Estranhas- corpo ou detrito de qualquer natureza estranhos ao produto, como grãos ou sementes de outras espécies vegetais, sujidades e resto ,de insetos entre outros.

 

 Grão Ardido- o grão descascado e polido, inteiro ou quebrado que apresentar no todo ou em parte, coloração escura proveniente do processo de fermentação.

 Grão Preto- o grão descascado e polido, inteiro ou quebrado que se apresentar totalmente enegrecido por ação excessiva de calor e umidade.

Grãos Mofado- o grão descascado ou descascado e polido, inteiro ou quebrado que apresentar no todo ou em parte, fungo (bolor) , vìsível a olho nu.

Grão Não Gelatinizado- o grão inteiro ou quebrado que não apresenta gelatinização do amido , devido a parboilização deficiente , mostrando-se totalmente " opaco" sob a luz polarizada.

Grão Gelatinizado- o grão inteiro ou quebrado, que se apresenta no mínimo com a sua camada externa gelatinizada e translúcida, quando observado sob luz polarizada. Obs: essa foto é apenas para poder mostrar como fica sua visualisação  sob a luz polarizada.

Grãos Picado- o grão descascado e polido,inteiro ou quebrado que apresentar , perfuração por insetos ou outros agentes, desde que visíveis a olho nu.

 Grãos Manchado- o grão descascado e polido,inteiro ou quebrado que apresentar mancha escura , desde que visíveis a olho nu.

 

 Grão Rajados - o grão descascado e polido, inteiro ou quebrado que apresentar estria vermelha ou preta, destoante da variedade predominante;no arroz das variedades especiais de pericarpo vermelho ou preto, o grão rajado não será considerado defeito.

Grão Danificado- o grão descascado e polido, inteiro ou quebrado que pelo processo de imersão ou secagem apresenta ruptura no sentido longitudinal, bem como, o grão que estoura ( pipoca).

Grão Não Parboilizado- o arroz descascado e polido, inteiro ou quebrado que não sofreu o processo de parboilização, correspondendo portanto, ao arroz beneficiado polido.